domingo, 19 de maio de 2013

Saiba se smartphone 4G comprado no exterior funciona no Brasil


Fugir dos preços altos dos smartphones e tablets comprando os aparelhos no exterior é prática comum para brasileiros. Mas quem está pensando em adquirir dispositivos com suporte à internet móvel 4G, recém-lançada em algumas cidades no Brasil e mais veloz que a 3G, deve tomar cuidado. Isso porque a grande maioria dos gadgets vendidos no exterior não é compatível com a rede móvel de quarta geração daqui.
Em sua primeira etapa de implantação, a rede 4G brasileira está funcionando nas faixas de frequência de 2.500 Mhz a 2.600 Mhz. Nos Estados Unidos, um dos principais destinos procurados por quem quer comprar gadgets no exterior, a rede 4G opera nas faixas de 700 Mhz a 2.100 Mhz. Portanto, aparelhos como o iPhone 5, com suporte à internet móvel ultraveloz daquele país, não são compatíveis à rede brasileira.  A incompatibilidade também ocorre na via contrária: um aparelho 4G comprado no Brasil não funcionará na rede 4G no exterior.Aparelhos como o iPhone 5, com suporte ao 4G, não são compatíveis à rede brasileira
Até o momento, 15 países no mundo já têm redes 4G em operação em uma das faixas de frequência que também é usada no Brasil, de 2.600 MHz. Isso não significa necessariamente que um dispositivo 4G comprado nesses locais e trazido para cá vai funcionar, explica Ruy Bottesi, presidente da AET (Associação de Engenheiros de Telecomunicações).
No Brasil, "pedaços" da faixa do 4G, que vai de 2.500 a 2.600 Mhz, desempenham tarefas diferentes. Há uma subfaixa só para download de dados (eles vão da estação rádio-base ao celular), outra só para upload (os dados vão do celular à estação rádio-base) e uma intermediária onde ambas as tarefas ocorrem. "Imagine as faixas de frequência como se fossem fitas métricas, com divisões em centímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.